quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Festival Yosakoi Soran Brasil 2011


O ano está passando tão rápido! Já estamos na metade do mês de agosto e muitas coisas já aconteceram.

O Festival Yosakoi Soran Brasil 2011 foi realizado no domingo, 31 de julho na casa de shows Via Funchal, tivemos duas apresentações, uma ao meio-dia e outra às 17 horas.

O clima de descontração e brincadeiras entre os integrantes do Ishin foi bem legal. Os integrantes mais novos não estavam tão nervosos quanto eu achei que estariam com a pressão de ver outros grupos, o tamanho do palco da Via Funchal e principalmente do público.

O Festival contou com a participação de grupos vindos de diversas cidades do Brasil. Além dos tradicionais que já participam todos os anos, neste ano o que mais me impressionou foi a participação dos Grupos Yui soran de Belém no Pará e KiShouRaku vindo de Taguatinga no Distrito Federal.

As apresentações dos grupos foram muito boas e me surpreendi nesses seis anos de Festival Yosakoi Soran ao ver que o nível está mesmo a cada ano cada vez maior.

A premiação da categoria juvenil ficou por conta dos grupos Tomodati de Birigui do interior paulista no primeiro lugar com a coreografia “Aki no Kaze – Ventos de Outono” inspirada no outono e no sentimento dos japoneses nesta estação do ano, o segundo lugar foi para o grupo Escola Japonesa de Biritiba Mirim, município da grande São Paulo que apresentou sua coreografia com o tema “agradecimento” em  homenagem aos pais e professores da escola que sempre ajudam e incentivam o grupo e o terceiro lugar foi para o Heisei Naruko Kids de São Paulo Capital com uma coreografia que eu não me lembro o significado mas as crianças eram muito bonitinhas (hehehe).

Na categoria adulto por outro lado só deu Paraná. O estado apresentou grupos fortes com coreografias intensas, passos criativos e posicionamentos muito legais. O grupo Saikyou de Maringá conquistou o bi-campeonato da categoria adulto com uma coreografia inspirada nos movimentos do sol, confesso que foi uma das que mais gostei, o grupo parecia estar numa mesma sintonia e os passos foram muito legais. Além da coreografia com o kasá que foi muito bruta. O segundo lugar foi para o grupo Mugen Kyodai de Paranavaí que apresentou a coreografia “Mangekyou no Monogatari – Contos da Lua Cheia” em homenagem a sensei Masako Shimahara, as roupas deles eram bem legais e a música ficou na minha cabeça bastante tempo. O terceiro lugar ficou com o grupo Wakaba de Curitiba e sua coreografia com movimentos inspirados no teatro kabuki. Fiquei muito feliz pelo Wakaba que há muitos anos assim como o Ishin vem esbarrando na trave, mas este ano venceu. Eu gostei muito da coreografia. Acho que mudaram o estilo dos passos e da movimentação o que deu um ar diferente ao grupo, que estava muito coeso.

O Grand Prix que é o prêmio geral dedicado ao grupo com maior nota entre todas as categorias e que teve maior destaque segundo os jurados foi para o grupo Sansey de Londrina. O grupo sagrou-se hexa-campeão do Grand Prix com a coreografia “Alegria” que transmitiu o verdadeiro sentimento dos dançarinos através da dança. Sem as vestimentas tradicionais e com muita emoção, o grupo Sansey conseguiu conquistar a platéia apresentando uma coreografia simples, bem elaborada e com uma música bastante conhecida entre os participantes do Festival, porém executada de uma maneira totalmente diferente que prendeu minha atenção desde o começo, fiquei muito feliz com a premiação pois muitos grupos desacreditaram e subestimaram o grupo que provou que é preciso muito mais do que roupas e música pra se sagrar campeão.

O grupo Ishin, do qual faço parte desde 2005, apresentou a coreografia “Kizuna - Laços” que demonstra a união e força de vontade de todos os integrantes do grupo. Mesmo não tendo ganhado nenhum prêmio fiquei muito feliz com a participação em mais um festival e estar ao lado dos Ishins. Acho que o mais importante é participar e mostrar aos outros grupos que estamos aqui e que fazemos o que mais gostamos juntos e que não importa se você ganha prêmios ou não, se você se dedica o reconhecimento vem naturalmente. 

2 comentários:

  1. a cada ano a gente percebe como o yosakoi no brasil cresce e acho isso uma das coisas mais bonitas dessa dança, pq crescemos e evoluimos junto ^^

    adorei o texto, fez eu lembrar de como sou feliz por fazer parte de tudo isso :)

    haaaha
    beeeijos.

    ResponderExcluir
  2. se pelo menos uma pessoa conseguiu perceber nossa intenção, todo o nosso esforço valeu a pena... obrigada pela amizade sincera de sempre Guh, nós do Grupo Sansey somos muito felizes por termos amigos como vc!

    ResponderExcluir